terça-feira, 16 de junho de 2009

CONSEQUÊNCIA - LIXO

A alta densidade demográfica de gente no mundo tem criado novos problemas e intensificando aqueles já existentes. A humanidade sempre teve que lidar com os dejetos e lixos produzidos pelas cidades. Ao longo dos séculos sempre foram criados aterros sanitários onde eram recolhidos os lixos das residências. Mas hoje não adianta mais jogar o lixo fora, porque o lixo também contamina o meio ambiente e novas soluções se fizeram necessários para enfrentar estes novos desafios.





Uma alternativa foi a reciclagem de lixo, o que tem dado alguns resultados satisfatórios, além de gerar renda para algumas famílias tem diminuído o impacto ambiental causado pelos dejetos lançado em córregos d’água e aterros sanitários que acabam contaminando o lençol freático.


Entre 1980 e 1985 os países que mais produziam lixo segundo a organização STATE OF THE WORLD foram:


IRLANDA 72%
ESPANHA 32%
CANADÁ 27%
NORUEGA 16%
PORTUGAL 13%
GRÃ BRETANHA 12%
SUIÇA 12%
ESTADOS UNIDOS 12%
FRANÇA 7%
ITÁLIA 7%
DINAMARCA 6%
SUÉCIA 6%

Percebemos após fazer uma leitura dos dados estatísticos que os países mais ricos são os maiores produtores de lixo. Enquanto os países mais pobres são produtores de “gente”, ambos desequilibram a sustentabilidade do planeta.

Um comentário:

  1. vendo essa imagem dá até medo de um dia tudo acabar assim, se todos sem excessão não pensarem e não tomarem a atitude de reciclar.

    ResponderExcluir