terça-feira, 16 de junho de 2009

CONSEQUÊNCIA - DOENÇAS

A revista Superinteressante de Maio de 1993 trazia uma matéria sobre a superpopulação e dizia o seguinte sobre as epidemias:
“O excesso de gente leva a proliferação de microorganismos e dificulta os serviços de prevenção e tratamento das doenças. Será possível que o homem – tão orgulhoso de seu domínio sobre a natureza – se deixar arrastar a essa espécie de apocalipse ecológico ?”

A superpopulação favorece o desenvolvimento de doenças e epidemias. O virologista americano Howard Temin, prêmio Nobel de Medicina em 1975 declarou que “o que me impressiona é que tenha havido apenas uma epidemia desse tipo(com referência a aids).”


EPIDEMIAS

As pessoas têm vivido aglomeradas em centro urbanos, deixando a área rural, aliado a isso muitas cidades tem uma condição de higiene e condições sanitárias insatisfatória o que favorece o surto de epidemias novas e velhas. A grande concentração de pessoas facilita os agentes transmissores de doenças em rapidamente circularem de um indivíduo para outro e em pouco tempo é capaz de criar um surto mundial. Temos visto no início do século XXI epidemias da gripe aviária, depois a dengue e depois a gripe suína. No final do século XX o ebola também se propagou pela África, mas devido sua ação tão rápida, o vírus não teve tempo de se alastrar pelo mundo. Até quando a humanidade vai contar com a sorte???

Nenhum comentário:

Postar um comentário