sexta-feira, 29 de outubro de 2010

CONSCIENTIZAR SOBRE O PROBLEMA DO CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO

TEMA: CRESCIMENTO DEMOGRAFICO
OBJETIVO DO ESTUDO: CONSCIENTIZAR SOBRE O PROBLEMA DO CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO DESORDENADO
HABILIDADE: Trabalho em Power-Point com Imagens e fotos
PÚBLICO: ENSINO MÉDIO
NÚMERO DE AULAS: Duração de duas horas
ROTEIRO DE ESTUDO: A sequencia de fotos abaixo serve para refletirmos sobre o crescimento demográfico e como a vida humana caminha para se tornar insuportável se algo não começar a ser feito pelos governos e por cada individuo no sentido de contribuir para a desaceleração do crescimento
Tópicos a serem abordados:
Transporte














Habitação







Alimentação














Fauna











Flora












Lixo e destritos










Espaço físico










IMAGENS E AUTORES:








“RETIRANTES” de Portinari
Nesta pintura o artista Portinari retrata o êxodo de retirantes nordestinos que fugiam da fome e da seca no sertão nordestino, boa parte deste migrantes se dirigiam para São Paulo em busca de sobrevivencia e de uma vida melhor. Aqui muitos foram morar em favelas e encontraram emprego no crime. A falta de informação e de apoio social no século XX não dava meios para o sertanejo se manter em sua terra e ter controle sobre a natalidade, e apesar da fome as famílias eram numerosas.










ENCANTO DE PAISAGEM, de Nelson Sargento
Retrata as moradias o Rio de janeiro, quando nos anos 70 o crescimento desordenado da população fizeram com que a cidade cresce para cima, em direção aos morros que completam a paisagem carioca. Estas moradias construídas de forma improvisadas e em local de risco viria a contribuir para que desastres naturais causado pelos desmoronamentos matassem milhares de pessoas ao longo dos anos. NO Rio de Janeiro, este crescimento demográfico desordenado nos morros também facilitou a infiltração de bandidos de onde comandam o crime na cidade e dificuldade a ação do Estado devido a dificuldade de acesso geográfico dos morros










A CHUVA, do pintor espanhol Quintana Martelo
Este quadro mostra uma família caminhando na chuva, vemos que são muitos filho e pouco guarda-chuva. Refletindo sobre esta pintura percebemos que famílias com muitos filhos encontra dificuldade bem maiores do que as famílias com menor prole. Até as tarefas mais simples começam ater proporções herculanas para quem tem que alimentar, educar e proteger uma família numerosa.











A MULTIDÃO ILUMINADA, de Raymon Mason
Esta gigantesca escultura do artista Raymond Mason, se encontra instalada na Avendia McGill Collège, em Montreal, no Canadá, e é composta por 65 personagens que representam a fragilidade e degradação da humanidade. Analisando cada figura se percebe uma atitude de fragilidade das pessoas como medo, vergonha, espanto, desconfiança, tristeza, falta de esperança. O fato da espécie humana possui bilhões de exemplares, e viverem em enorme formigueiros ou colonias chamadas cidades não é o suficiente para torná-los fortes, saudáveis e unidos. A humanidade pode estar junta, ma não está unida. Esta escultura nos leva a pensar que devemos crescer interiormente e não exteriormente na quantidade de gente.

BIBLIOGRAFIAS
http://uk.reuters.com/resources/r/
http://www2.cndp.fr/secondaire/portugais/annee_bresil/Images/tdc_photo_mega.jpg
http://s.tf1.fr/mmdia/i/72/8/3308728fkrkd.jpg
www.notre-planete.info/actualites/actu_602_fo...
http://a6.idata.over-blog.com/500x333/0/41/70/57/
http://img139.imageshack.us/i/bluebananafb1.png/
ttp://www.visoterra.com/photos-montreal/montreal-la-foule-illuminee.html, acesso em 29/10/2010
labaudiopromove.blogspot.com/ acesso em 29/10/2010
http://rebeccaleao.blogspot.com/2007_11_01_archive.html, acesso em 29/10/2010
www.jornaldosamba.blogger.com.br/2005_acesso em 29/10/2010
stop-animals-genocid.bleublog.lematin.ch/fich.

Nenhum comentário:

Postar um comentário